Pular para o conteúdo

Quantos transplantes de cabelo posso fazer?

  • por
Foto de Andrea Piacquadio/Pexels

Muitos homens se perguntam: é possível fazer quantos transplantes de cabelo?

Essa é uma pergunta interessante, mas na realidade é uma pergunta feita de forma ruim.

Pois a questão não é sobre o número de cirurgias, a limitação atualmente é a quantidade de cabelo que você pode colher na área doadora.

Basicamente, a cirurgia de transplante de cabelo é mover uma parte do cabelo para outra parte do couro cabeludo. Os cabelos da parte de trás e lateral da cabeça (folículos imunes ao hormônio DHT) são transplante para a parte frontal do couro cabeludo.

Dessa forma, se você estiver fazendo pequenas operações, poderá fazer várias cirurgias; mas se estiver fazendo maiores procedimentos que transplantam muitos fios, você está limitado pelo número de enxertos que tem disponível.

 Agora, quantos enxertos você tem disponível também dependem de uma infinidade de fatores.

Índice de conteúdo

Limitações e pontos a considerar

Existem algumas limitações que você deve considerar antes de fazer um transplante de cabelo.

Atualmente não existe nenhuma tecnologia para multiplicação de cabelo, então nem pense que é possível aumentar o número de cabelos doadores que você tem.

Porém, o inverso é verdadeiro, o número de cabelos doadores em uma pessoa de 25 anos, geralmente será menor do que o número de cabelos em uma pessoa de 50 anos. Pois quanto mais careca você for, menos cabelo restante você pode usar como doador.

Uma situação em que os médicos profissionais indicam que o paciente não faça a cirurgia é quando a extensão da calvície é tão grande e a quantidade de cabelo restante que pode ser usado com segurança como doador é tão pequena que é simplesmente inapropriado oferecer uma cirurgia.

Isso situação não é comum, mas existe. Portanto, é necessário entender que é o grau de calvície que determinará qual é o número de enxertos que podem ser colhidos.

Agora, se você estiver perguntando o que é um suprimento vitalício típico para a maioria dos pacientes, pode estar na faixa de 6 a 9 mil enxertos. Obviamente, há exceções nos dois sentidos em que alguns têm menos alguns tenho mais.

Se você está usando 500 ou 1 mil enxertos, então você pode fazer várias operações nesse nível antes de chegar perto de esgotá-la.

Basicamente, você tem um pequeno banco doador que deve durar a vida inteira, então um paciente de 60 anos solicitando um transplante de cabelo é diferente de um paciente de 25 anos solicitando um transplante.

Você precisa pensar em quanto suprimento de cabelo precisará no futuro caso sua calvície continue progredindo.

Clinicas que prometem muitos fios

Infelizmente, muitas clínicas em todo o mundo fazer propaganda oferecendo o máximo número de enxertos por sessão, isso cria uma proposta mais atraente para conquistar os consumidores.

 É comum encontrar anúncios na internet oferecendo 5.000 enxertos em uma única sessão.

Agora, pensando nas conseqüências a longo prazo, se você for um homem que tem 6.000 enxertos disponíveis na cabeça, mas aos 25 anos gasta 5.000 no transplante, você poderá ter muitos problemas no futuro, e essa suposta clinica está negligenciando isso.

Basicamente, essas clínicas querem que você faça o transplante só pensando no agora e esquecendo de todo o futuro. Eles não estão sendo seus parceiros em longo prazo no processo de queda de cabelo, e devemos lembrar que esse é um processo que dura para a vida toda.

Lembre-se que o suprimento vitalício diminui com a idade porque seu cabelo está diminuindo com a idade como parte do envelhecimento e conforme sua calvície progride.

O correto é fazer um planejamento conservador, quanto mais jovem o paciente mais conservador você tem que ser porque você não sabe o que o futuro reserva.

Você não sabe se vai continuar tomando a medicação (finasterida) pelo resto da vida e também não sabe o medicamento vai controlar completamente a queda de cabelo pelo resto da vida. Portanto, se estiver pensando no planejamento de longo prazo, isso o levará a um ponto de vista mais conservador.

Área receptora x área doadora

A maioria das pessoas que deseja fazer um transplante capilar pensa apenas em como vai ficar o aspecto visual na área receptora, ou seja, a área que vai receber o cabelo.

Mas também devemos pensar em como vai ficar a área doadora, qual será seu aspecto ao final do processo. Você tem que evitar transferir a calvície de cima pra a parte de trás, portanto, a movimentação deve ser feita estrategicamente.

Alguns dos fatores que pode influenciar é a diferença da cor do cabelo da cor da pele, ou seja, uma pessoa de cabelo preto e cabeça branca e pálida tornará mais evidente os pontos de retirada (principalmente acima de 3 mil enxertos), no entanto, uma pessoa de cabelo branco ficará mais fácil de disfarçar.

Número de enxertos por centímetro quadrado

Algumas clínicas dizem podem colocar 50 enxertos por centímetro quadrado, o que inicialmente pode parecer ótimo para gerar densidade, mas na realidade o transplante não pode ser pensando apenas com números.

Se você tem uma área pequena e visualmente importante, vale a pena colocar esse número alto de enxertos.

Mas em outras áreas de menor apelo visual, ou em que ainda existam pequenos fios na cabeça (por exemplo, uma coroa levemente afinada), devemos apenas preencher as lacunas, e não preencher muito danificando os fios que ainda estão lá ou desperdiçando enxertos para o futuro.

Conclusão

O aprendizado é que o número de fios é algo menos relevante do que o plano de longo prazo.

Quanto maior for a área da calvície, precisaremos espalhar mais os fios para criar um visual regular. E, além disso, o número ideal de fios é aquele em que cria uma densidade visual aceitável para a vida do paciente.

Não é possível recuperar 100% da densidade do cabelo, portanto devemos fazer um planejamento que atenda as necessidades da pessoa, mas ao mesmo tempo pense nas limitações de recursos, implicações, e necessidades de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *