Pular para o conteúdo

O que acontece se parar de tomar Finasterida ou Minoxidil?

  • por
Foto por zinkevych on Freepik

Muitos homens que começam o tratamento para queda de cabelo tem uma questão em mente, “O que acontece se eu parar de tomar Finasterida/Minoxidil?”.

Erroneamente, algumas pessoas acham que se tomarem a Finasterida (ou Minoxidil) por alguns anos, ao parar eles poderão continuar com os cabelos preservados durante o tempo com medicação, mas isso infelizmente é uma ideia falsa.

Caso você pare de tomar finasterida (isso também vale para Minoxidil), em poucos meses (até aproximadamente 6 meses) seu cabelo voltará a ser o que estava geneticamente programado para ser antes de tomar os medicamentos.

Ou seja, se você tomou os medicamentos por 10 anos e conseguiu presentar os cabelos durante esse período, caso você pare, em cerca de 6 meses perderá todo o cabelo preservado

Note que o efeito sem medicação é muito rápido, não será uma progressão devagar igual tende a ser naturalmente. Por esse motivo, o impacto emocional pode ser muito grande, já que por ser uma queda muito rápido seu psicológico não tem tempo para amadurecer e aguentar a mudança.

E nesse caso, não será possível recuperar os cabelos perdidos tomando o remédio novamente, pois sabemos que um cabelo fraco (menos de 50% do tamanho original) jamais volta a se tornar forte novamente. Por isso a importância de começar o tratamento no início da calvície e mantê-lo a longo prazo.

Esse processo assusta muitas pessoas ao parar de tomar a Finasterida ou Minoxidil, que acabam culpando o medicamento pela queda. Mas na realidade, a queda é simplesmente a natureza mostrando como ela é sem os remédios.

Lembre-se, Finasterida e Minoxidil são medicamentos que só funcionam se tomados a vida toda, igual tratamentos para diabetes, artrite ou pressão alta. Até hoje, não existe cura, apenas controle de longo prazo.

Em contra partida, é possível fazer uma pequena pausa de 1 ou 2 meses na Finasterida, por exemplo, caso você queira engravidar sua esposa e se sinta mais confortável psicologicamente em não tomar o medicamento nesse período. Como a meia-vida da Finasterida no organismo é de 30 dias, sabemos que é seguro ficar entre 1 a 2 meses sem tomar e ainda sim preservar os cabelos. Agora, mais tempo do que isso, pode ser uma perda sem volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *