O Minoxidil é um tratamento muito utilizado e vendido sem receita.
Muitos homens usam a versão tópica de 5% ou em espuma, o problema é que alguns deles não gostam de ter que aplicar algo fisicamente no couro cabeludo e desistem de usar com o passar do tempo.
Para essas pessoas, existe a alternativa de usar o Minoxidil em versão oral com os mesmo benefícios.
Índice de coteúdo
- O que é Minoxidil
- Minoxidil oral
- Estimulação em todo corpo
- Dosagem
- Cuidados
- Combinação com a Finasterida
- Conclusão
O que é Minoxidil
O Minoxidil foi inicialmente usado para tratar a pressão arterial, mas durante os estudos descobriram que uma grande proporção das pessoas que foram tratadas para pressão arterial também teve aumento no crescimento do cabelo.
A partir dessa descoberta foi desenvolvida uma versão tópica do Minoxidil para ser aplicada sobre a área desejada.
Minoxidil oral
A versão oral de Minoxidil funciona exatamente da mesma maneira, mas com um efeito sistêmico, portanto, deve ser tomada uma pequena dose.
O medicamento funciona através de canais de potássio, mas em essência o que está fazendo é agir como um estimulador de cabelo.
É um tratamento que não atinge a causa principal da queda de cabelo masculina – alopecia androgenética. Ou seja, não trabalha sobre a miniaturização do cabelo, apenas estimula o cabelo a crescer aumentando o ciclo de crescimento.
Estimulação em todo corpo
Diferente da versão tópica, que funciona apenas na área aplicada, a versão oral estimula o crescimento do cabelo em todos os lugares.
Ou seja, haverá crescimento dos pelos do corpo, barba, cabelo do couro cabeludo. Todos os cabelos aumentados em comprimento e espessura.
Dosagem
A dose de Minoxidil oral normalmente recomenda é de 2,5 mg. Se você comprar o comprimido de 10mg, pode dividir em 4 partes de 2,5mg e tomar 1 comprimido por dia, que é o suficiente para lhe dar uma ótima estimulação.
Ao iniciar o tratamento você terá uma fase de queda nas primeiras 3 a 4 semanas e somente depois disso a estimulação começará.
Cuidados
O principal cuidado deve ser em idosos, pois o Minoxidil pode causar variações na pressão arterial.
Mas na maioria das pessoas jovens, saudáveis, e sem histórico de problema cardiovascular, é bastante confortável e seguro utilizar o tratamento.
Obviamente, você deve consultar um médico previamente.
Combinação com a Finasterida
O Minoxidil oral também pode ser usado em combinação com um tratamento de bloqueio, por exemplo, Finasterida.
Você pode tomá-los em dois comprimidos separados ou combiná-lo em uma única cápsula, fazendo o pedido em uma farmácia de manipulação.
Conclusão
O Minoxidil oral é uma boa alternativa a versão tópica caso você não goste de aplicar algo diretamente no couro cabeludo, ou mesmo para evitar o efeito oleoso no cabelo.
O funcionamento é exatamente igual, porém a estimulação será nos cabelos de todo o corpo.
É seguro, podendo ser comprado sem receita, apenas deve ter mais atenção em pessoas idosas ou com histórico de problemas cardiovasculares.