Pular para o conteúdo

Qual é a idade certa para iniciar o tratamento para calvície?

  • por
Foto por itay verchik/Pixabay

Quando é um bom momento para iniciar o tratamento de calvície?

Antes de tudo, se tivermos um homem muito jovem se perguntando o momento certo para iniciar o tratamento, a primeira coisa é que os médicos devem estar realmente convencidos de que há algo que pode ser tratado.

Por exemplo, se a reclamação for apenas sobre queda de cabelo ao tomar banho, isso não significa necessariamente calvície, porque pode ser um aumento temporário na queda, isso se resolverá por si só.

Portanto, temos que ver evidências de que há um problema progressivo em desenvolvimento e, se pudermos encontrar as evidências, esse é o momento certo para iniciar o tratamento.

Índice de conteúdo

Diagnostico

Se você está perdendo cabelo, a primeira coisa é saber qual é a causa dessa queda de cabelo.

Na maioria das vezes o que estamos vendo são pessoas com alopecia androgenética, ou seja, com queda de cabelo de padrão masculino.

E maneira mais fácil de identificar esse padrão bem no início da calvície é através de um microscópio.

Com o microscópio é possível fazer uma ampliação de 50 vezes, dessa maneira é muito fácil determinar se há um problema de deterioração da qualidade e da quantidade de cabelos.

Não é possível fazer análises confiáveis por fotos, pois elas são afetadas pela iluminação, posição da câmera, e você não sabe exatamente onde é o mesmo lugar no couro cabeludo.

Por esses motivos, em ensaios científicos geralmente é usado uma espécie de “tatuagem” no couro cabeludo para centralizar a câmera na marcação e ter certeza de que as análises ao longo do tempo são exatamente para a mesma área.

Normalmente quando um homem tenta saber se está ficando calvo, ele começa a olhar o couro cabeludo, e não o cabelo. Isso é um erro, pois o que importa para perceber se uma área começou a ficar calva, é o tamanho do cabelo, e isso é algo impossível de conseguir perceber no inicio da calvície, você só conseguirá perceber quando estiver pequeno demais.

Portanto, ao comparar o cabelo normal e saudável (normalmente na parte de trás da cabeça) com o da área de preocupação (normalmente parte frontal e coroa), se houver uma diferença, vale a pena iniciar o tratamento.

É importante lembrar que não importa o tratamento utilizado, todas as tecnologias atuais nos ensinam que somos melhores em prevenir a deterioração do que em regenerar o cabelo, especialmente se ele se tornar 50% menor do que seu tamanho original.

Miniaturização do cabelo

As evidências mostram que se iniciarmos um tratamento antes que o fio de cabelo se torne 50% menor que seu tamanho original, existe chance de torná-lo mais grosso novamente.

No entanto, nenhum teste já feito com tratamentos de perda de cabelo conseguiu demonstrar que um fio de cabelo 50% menor que seu diâmetro original, se recuperou e conseguiu se tornar totalmente forte e saudável novamente.

A conclusão é que se você está tendo miniaturização, é altamente recomendável entrar antes da marca de 50% ara que suas chances de sucesso aumentem.

Tratamentos com medicação

Menores de 16 anos

Como acredito que muitos homens jovens podem estar lendo esse artigo, é válido deixar claro que nenhum médico sério recomenda finasterida para pacientes com menos de 16 anos. Pois esse medicamente só é recomendado após a puberdade. Para pacientes menores, e recomendação é apenas o Minoxidil e terapia a laser de baixa intensidade.

Personalização da dosagem

 Já falamos sobre microdosagem e personalização de dosagem para pacientes individuais e forneceremos nossa justificativa.

Uma das razões é que nem todos os pacientes são iguais, porque existe uma variedade totalmente diferente de pacientes e níveis de agressividades da calvície, dessa forma planos individuais sob medida podem ser uma boa solução.

Portanto, o tratamento médico começa quando você sabe que há um problema, e o tipo de tratamento depende da idade do paciente.

Cirurgia de transplante de cabelo em pacientes jovens

 Agora se formos para a cirurgia, porque essa é outra parte importante disso quando você pode iniciar o tratamento cirúrgico.

Geralmente, não é recomendável operar homens muito jovens, e há uma série de razões históricas pelas quais isso seria verdade.

1 – Não há como prever a progressão da calvície e as decisões futuras do pacientes.

Mesmo que façamos uma grande cirurgia para correção do início da calvície, caso o paciente decida parar a tomar Finasterida e Minoxidil no futuro, o resto do cabelo irá cair, deixando falhas na cabeça, e talvez não seja possível corrigir de forma adequada no futuro, considerando que há um limite na área doadora.

2 – A cirurgia é definitiva e pode gerar arrependimentos

O paciente muito jovem geralmente entra em estado de pânico ao perceber que está se tornando calvo, e esse momento de fragilidade emocional facilita que más decisões sejam tomadas.

É importante ter em mente que a cirurgia e suas consequencias são permanentes.

Talvez uma linha de cabelo (hairline) baixa faça sentido aos 20 anos de idade, mas pode não fazer sentido quando aos 45 anos de idade. Após a cirurgia não será possível retirá-la adequadamente.

Questão emocional

 A perda de cabelo é algo muito emocional.

Quando você é jovem e está começando a perder cabelo isso trás ansiedade e todo tipo de tensão.

Nesse momento, o jovem quer correr para o transplante capilar para corrigir o problema o mais rápido possível e continuar uma vida normal, mas isso realmente pode ser um problema no longo prazo.

E, hoje em dia, temos boas opções de tratamento para fazer inicialmente por pelo menos 12 meses antes de uma cirurgia, que é algo que mostra ao paciente que há maneiras de controlar e regredir a calvície antes de optar por uma cirurgia as pressas.

Arrependimentos

Vamos demonstrar através de um exemplo a importância de ter calma.

Por exemplo, vamos dizer que alguém está perdendo o cabelo e que sua linha frontal está se movendo para trás, então ele quer reconstruir essa área frontal imediatamente.

 Em uma cirurgia, primeiro temos que tirar o cabelo da parte de trás e depois transplantar na frente.

 O problema é que não é fonte renovável, você nasceu com certa quantidade de cabelo e não pode retirar mais do que tem, tem que durar a vida inteira.

 Dessa forma você deve planejar o uso para as próximas décadas, pois há potencial para que perca mais cabelo no futuro.

Uma das piores experiências no transplante de cabelo é quando após corrigir a linha frontal de forma bem sucedida na juventude, seu cabelo continua a cair na parte de trás da linha frontal, deixando buracos na cabeça, o que vai forçá-lo a fazer outro procedimento para tentar preencher o estrago.

Mas quantas vezes você pode fazer? Poucas, por que o cabelo doador é limitado.

Lembre-se que a calvície é progressiva, se você começar um tratamento com medicação, e depois decidir parar, você ficará careca naturalmente. Ou seja, ficará com uma careca normal, igual qualquer homem.

No entanto, se você fizer um transplante capilar (por exemplo, na área frontal) e após alguns anos decidir parar com a medicação, você ficará careca de um jeito estranho, ou seja, não natural. Você terá cabelo na frente, mas ficará sem no meio e atrás. Esse não é um padrão natural de calvície.

Portanto, antes de fazer uma cirurgia você deve ser aconselhado adequadamente, entender quais são os prós e contras de seguir este caminho, e ter um plano B. Tudo se resume a um exercício de planejamento de longo prazo.

A chave para o planejamento cirúrgico não é como será daqui a 1 ano, é como poderá ser daqui a 20 anos, porque você tem que lidar com as consequências da calvície para sempre.

No tratamento de calvície não estamos curando nada, estamos administrando, o que significa que só funciona se você tomar o medicamento.

 E, mesmo assim, você ainda poderá progredir em sua queda de cabelo, mesmo que faça tudo correto, é possível tornar a queda algo bem pequeno, mas mesmo assim o cabelo vai diminuir com o tempo. Então é algo a se planejar para o futuro.

Conclusão

 Resumindo, você deve iniciar um tratamento quando começa a perceber que seu cabelo está afinando, provavelmente é um bom momento para obter conselhos profissionais.

E em seguida, certifique-se de ter o diagnóstico correto e, em seguida, dê uma olhada em suas opções de tratamento.

Se houver opções de tratamento apropriadas para você, comece sob supervisão médica.

Os tratamentos médicos mais utilizados no momento são Finasterida, Minoxidil, e laser de baixa intensidade.

E, apenas depois disso tudo, você pode progredir para a cirurgia de transplante capilar.

 Seja conservador em fazer uma cirurgia, principalmente se você for uma paciente muito jovem, embora, ironicamente, os pacientes muito jovens são os mais apressados em querer fazer a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *