Pular para o conteúdo

Finasterida: dosagem correta para evitar efeitos colaterais

  • por

Uma das maiores resistências no tratamento para queda de cabelo de padrão masculino é iniciar o uso da finasterida.

Muitos homens não querem iniciar o tratamento porque estão com medo de ter efeitos colaterais, e outros até começam, mas logo depois param porque não entendem que é um tratamento de longo prazo que deve ser usado enquanto a pessoa quiser manter o cabelo.

Índice de conteúdo

Como surgiu a finasterida

A finasterida para queda de cabelo foi introduzida no mercado a cerca de 20 anos.

O tempo em que a finasterida está em uso é algo importante, porque ao longo das décadas milhões de homens em todo o mundo tomaram o medicamento, gerando muitas informações valiosas sobre o tratamento.

Infelizmente, muitas das informações divulgadas na internet assustam as pessoas, que por esse motivo possuem grande resistência a utilizar o medicamento com medo de efeitos colaterais negativos.

A finasterida foi desenvolvida para tratamento de homens com aumento da próstata (não cancerígeno), seu objetivo é atuar na atividade da enzima que gerava muito DHT na próstata.

Para surpresa dos cientistas, alguns dos homens calvos com próstatas aumentadas começaram a estabilizar e reverter sua calvície.

Portanto, essa descoberta foi um ganho acidental, não foi intencional.

Como funciona a finasterida

Vamos falar um pouco sobre a finasterida.

A ação da finasterida é bloquear a enzima 5-alfa-redutase, que é a enzima que transforma testosterona em DHT. Ou seja, ela não é um bloqueador de DHT, é um bloqueador apenas da enzima.

O DHT é o que causa a calvície masculina, portanto ao diminuí-lo conseguimos conter a queda de cabelo.

Nesse cenário, o nível de DHT diminui e o nível de testosterona aumenta.

Então, por que as pessoas teriam efeitos colaterais se você não está realmente alterando os hormônios?

Nossa suspeita é porque o DHT é uma versão ligeiramente mais forte da testosterona, então há mais testosterona no corpo do que DHT, mas comparando um por um o hormônio DHT é mais forte.

Dosagem para queda de cabelo

Com o tempo, descobrimos que homens com queda de cabelo não tinha que usar a mesma dose dos pacientes de próstata aumentada.

Por exemplo, para homens com próstata aumentada tomam 5 miligramas todos os dias, mas para o cabelo a dose recomendada é de apenas 1 miligrama por dia.

No entanto, apesar da dosagem na bula ser de 1mg por dia, existem testes confiáveis que apontam um bom funcionamento para queda de cabelo com 1mg apenas 3 vezes por semana.

A dosagem de 1mg por dia é aceitável, mas não é necessário em muitas pessoas, porque a droga dura muito mais de um dia no organismo.

Se voltarmos à ideia de que isso está acontecendo no folículo piloso, não é a quantidade que você tem no sangue que é mais importante, é a quantidade que você tem no tecido da pele que é importante.

E uma dose de finasterida dura 30 dias e no mínimo 30 dias dentro da pele, então realmente pode não ser preciso tomar todos os dias.

 Mas talvez você pode se perguntar, por que não apenas uma vez por mês? A questão é que o corpo está continuamente criando novas enzimas todos os dias, então se tomar apenas uma vez por mês não será o suficiente.

De qualquer maneira, tomar apenas 3 vezes por semana é uma grande vitória, pois as chances de ter efeitos colaterais com finasterida é reduzidos de forma correspondente.

O ponto principal aqui é que a maioria das pessoas tem efeitos colaterais porque estão tomando muito.

E isso é uma coisa crítica, porque se pudermos ajustar a dose para uma dose menor e ainda obter o mesmo resultado sem os efeitos colaterais, então este medicamento poderia ser usado por muito mais homens sem medo de efeitos colaterais ou medo da capacidade de prejudicar sua saúde ou a saúde de seu parceiro.

E apenas para passar por isso novamente, o ponto final é que queremos estabilizar a queda de cabelo, então a chave é qual é a menor quantidade de medicamento que podemos colocar em nosso organismo.

Ou seja, nenhum homem deve tomar finasterida 5mg para queda de cabelo, pois é uma dose muito alta para esse objetivo. Além disso, até mesmo uma dose de 1mg todos os dias pode ser desnecessário. Portanto, considere tomar uma dose de 1mg apenas 3 vezes por semana para descobrir se isso funciona para você.

Pois, conforme já mencionado, o medicamento pode durar até 36 horas em seu sistema, portanto não precisa ser tomado diariamente, tudo que precisamos é diminuir o nível de DHT.

Estudos sobre efeitos colaterais

A finasterida  já existia antes de ser usado para o cabelo, estava sendo usado para a próstata, nesse caso os efeitos colaterais estavam em uma porcentagem entre talvez 5% a 8 % de homens usando a dosagem de 5 miligramas e estamos com problemas sexuais, como redução de libido ou dificuldade em manter ereções.

Agora, em uma novo teste realizado com 2 mil homens (divididos em dois grupos de 1 mil cada) em que nem o médico nem o paciente sabiam se estavam tomando finasterida 1mg ou estavam tomando açúcar – algo que chamamos de placebo – e os rastrearam durante um ano para saber sobre os efeitos colaterais sexuais.

 No final do ano, quando analisaram os resultados e abriram o estudo eles descobriram que, para as pessoas que estavam tomando finasterida, 1,8% dos homens reclamaram de efeitos colaterais sexuais e esse provavelmente era um bom número porque, como eu disse, era um maior se você estivesse tomando 5 miligramas.

E forma muito interessante, e talvez surpreendente, quando eles olharam para o grupo do açúcar, 1,3% reclamaram de efeitos colaterais sexuais, então basicamente a mensagem é que se você acha que vai ter o efeito colateral você provavelmente terá o efeito colateral.

A maneira como a psicologia funciona no cérebro se você sabe que é possível e realmente espera isso, provavelmente pode se convencer de que isso acontece, mas é uma incidência baixa em termos reais de efeito colateral.

Categorias de pessoas que sentem os efeitos colaterais

Em relação as pessoas que sentem efeitos colaterais, existem há duas categorias.

Há pessoas que respondem imediatamente, o que significa que acontece nas primeiras duas semanas, elas são muito sensíveis ao remédio.

A notícia é que, se eles tiverem esses efeitos colaterais, esse é o efeito colateral mais comum nas primeiras duas semanas. Parar o remédio significa que eles se recuperam em cerca de duas semanas.

O segundo grupo são as pessoas que não sentem efeitos colaterais no começo, eles sentem bem mais tarde, e esta é uma resposta atrasada.

São pessoas que sentem os efeitos entre quatro e oito meses de tratamento.

Uma possível leitura sobre isso é porque eles estão tomando todos os dias e cada comprimido dura 30 dias no organismo, ou seja, está construindo e construindo e construindo um novo sistema no seu corpo.

Então, isso acontece mais tarde, e é porque você tem muito em seu corpo e então o simples a fazer nesse caso é parar de novo e esperar.

Recuperação dos efeitos colaterais

Agora, as pessoas que tiveram efeitos colaterais na primeira semana se recuperam rapidamente, enquanto as de efeito atrasado demoram um pouco mais.

Isso é por causa do tempo que está no sistema, então não se surpreenda nesse cenário se demorou dois ou três meses para as pessoas se recuperarem, e isso é normal.

Se você é a pessoa que tem efeitos mais tarde, é um remédio que você ainda pode usar com uma dose mais personalizada. Então, há algumas formas de agir, diminuir a dose que você está dando ao paciente ou diminuir a freqüência.

E a terceira coisa que você pode fazer é deixá-los tirar um mês de folga sempre que quiserem, porque você sabe que está indo ficar fora por apenas um mês e isso não fará mal ao cabelo.

 Portanto, parar por um ou dois meses não vai prejudicar você a longo prazo.

Efeitos colaterais menos comuns

Os efeitos colaterais menos comuns que as pessoas têm às vezes reclamam de uma coisa chamada nevoeiro cerebral, o que significa que eles sentem que não estão pensando tão claramente, ou reclamam de sensibilidade nos mamilos, eles podem ter dor no escroto, mas são efeitos colaterais realmente incomuns.

Conclusão

Para finalizar, sabemos que finasterida não é isento de problemas, há efeitos colaterais, mas parte do problema é por tomar muito, então você está tomando uma dose mais alta ou com muita freqüência.

Se estiver tendo problemas, certifique-se de ter essa conversa com seu médico para mudar a dose, mudar a freqüência, ou fazer uma pequena pausa.

 Mas a realidade é que a incidência de efeitos colaterais é muito baixa, é um medicamento muito seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *