Pular para o conteúdo

Calvície de padrão masculino e queda de cabelo

  • por
Image por Adam Lapuník/Pixabay

Apesar da queda de cabelo poder ocorrer em homens e mulheres, a maior parte do mercado de tratamento para queda de cabelo é de calvície masculina.

Sumário

O que é calvície masculina?

Calvície masculina refere-se ao fato de que a perda de cabelo é principalmente na parte superior do couro cabeludo.

Esse tipo de queda é muito comum no mundo, mais de 50% dos homens ao longo da vida sofrerão de calvície masculina.

É visto em alguns círculos como parte do envelhecimento, mas causa muita angústia nos homens, especialmente nos homens mais jovens, e eles procuram aconselhamento urgentemente para tentar atrasar ou parar o início da calvície masculina.

Quando começa a calvície masculina?

A calvície masculina acontece após a puberdade e é um tipo de calvície que segue um padrão previsível, portanto, queda de cabelo de padrão masculino.

Há vários fatores diferentes que podem causar a calvície, alguns deles temos controle, mas não temos controle sobre o principal que é o fato de ser liberado geneticamente.

Já identificamos uma série de genes que controlam o processo de queda de cabelo. No momento, os dois principais genes candidatos que temos para calvície masculina não representam muito mais do que cerca de 3/4 da população careca. Dessa forma, ainda não descobrimos completamente todos os genes.

Terapia genética

Algumas pessoas questionam se podemos simplesmente desligar os genes da calvície com terapia genética, a verdadeira razão de essa alternativa ser impossível no momento é que não sabemos o suficiente sobre esses genes.

Se, por exemplo, os genes que identificamos como candidatos também controlarem outra coisa que ainda não estamos cientes, essa alteração genética pode ter efeitos prejudiciais à saúde dos homens.

Mitos sobre calvície de padrão masculino

Existem muitos mitos que circulam na internet sobre queda de cabelo masculino, vamos desmistificar alguns deles aqui.

Exemplos de mitos comuns sobre queda de cabelo:

  • Lavar o cabelo todos os dias causa queda de cabelo?
  • Usar boné/chapéu todos os dias causa queda de cabelo? Deixar o boné/chapéu apertado pode restringir a circulação de sangue no couro cabeludo?

Os dois exemplos acima são grandes mitos, lavar o cabelo ou usar boné apertado todo dia não causam queda de cabelo.

Outro mito é que a calvície é herdada geneticamente apenas do lado materno da família, a verdade é que ela pode ser herdada de qualquer um dos lados, seja materno ou paterno, pois existe uma grande mistura de genes na reprodução.

Hormônio masculino

O primeiro fator da calvície masculina é a genética.

A herança genética é imprevisível, não há como prever e o não há como você fugir dos genes, é algo com o qual você está preso.

O segundo fator principal sobre a calvície é o hormônio masculino.

Resumidamente, a calvície masculina foi descoberta por acaso na década de 1940, quando um grupo de cientistas desenvolveu a capacidade de sintetizar testosterona (o principal hormônio sexual masculino) em laboratório.

Eles transformaram a hormônio em um líquido para que pudessem injetá-lo nas pessoas.

Basicamente, o líquido foi injetado em pessoas, por exemplo, que por algum motivo tiveram seus testículos subdesenvolvidos ou que sofreram um acidente industrial (esmagamento ou amputação). Essas pessoas não tinham testosterona, então foram escolhidas para receber a injeção.  

O que descobriram é que um número significativo de pessoas que receberam a injeção começaram a perder cabelo na parte superior do couro cabeludo. Portanto, essa foi a primeira vez que entendemos que haveria uma ligação entre o hormônio masculino testosterona e a calvície masculina.

Ainda antes disso, há escritos de Aristóteles em que documentou sobre o fato de que os eunucos não ficavam carecas. Isso é incrível, pois foi escrito há milhares de anos, sendo uma grande observação para a época.

Também é importante esclarecer que as pessoas que estão ficando carecas não têm mais testosterona no sangue do que as pessoas que não ficam carecas, isso é um mito. Ou seja, um homem não é mais potente em testosterona por estar ficando careca.

Apesar de todas as evidencias de que calvície é simplesmente a ação de genética e hormônio masculino, ainda existem muitas teorias engraçadas por aí. Como esfregar esterco de crocodilo no couro cabeludo; passar cebolas, batatas, óleos naturais, etc. Obviamente, tudo isso é uma grande bobagem.

O que acontece no folículo piloso

Agora vamos entender o que realmente acontece no folículo piloso durante o processo de calvície. É o que acontece no folículo piloso que determina a calvície de padrão masculino.

A primeira coisa que você precisa para ficar calvo é ter o gene da calvície.

A segunda coisa é uma reação química que acontece no nível do folículo piloso. Basicamente temos o hormônio testosterona que no folículo piloso é convertida em outra forma de testosterona chamada dihidrotestosterona ou DHT.

A máquina que faz essa conversão é a enzima 5 alfa redutase, basicamente se você tiver alta atividade dessa enzima, ela terá mais capacidade de  converter mais testosterona em mais DHT, resultando em níveis mais altos de DHT.

Se você tiver muito DHT em seu sistema e tiver o gene para perda de cabelo, o folículo piloso será afetado e passará por um processo de miniaturização, o que significa que com o passar dos anos seu cabelo grosso estando sob influência desse processo cairá e voltará em uma versão mais fina, até que fique tão ralo que nada mais crescerá no lugar.

Agora, o interessante sobre isso é que a quantidade de enzima dentro do folículo piloso é diferente em cada parte do couro cabeludo, e é por isso que não há consistência absoluta do padrão que estamos vendo em homens ficando calvos.

Então, basicamente a maneira de pensar sobre isso é que quase todos os cabelos do couro cabeludo superior herdaram mais enzimas do que os cabelos do couro cabeludo inferior, e essa é a diferença crítica.

Geneticamente, os cabelos do couro cabeludo inferior têm níveis mais baixos de enzima em pessoas carecas do que os cabelos do couro cabeludo superior.

Isso é algo fácil de notar, se andarmos pela cidade, veremos dezenas de homens com carecas brilhantes no topo, mas eles mantêm o cabelo na parte de trás e lateral.

E se isso não for estranho o suficiente, note que das sobrancelhas para baixo também não há queda, que é justamente na linha lateral do cabelo.

Portanto, apesar de causar calvície no topo da cabeça, o DHT é capaz de deixar os cabelos do corpo e rosto mais grossos e fortes (e é por isso que os homens costumam ter mais pelos corporais à medida que envelhecem). Esse é um grande paradoxo do estimulador DHT.

O processo psicológico da calvície masculina

Aqui entramos na resposta psicológica das pessoas à calvície.

Existe uma percepção social de que, se estou perdendo cabelo na parte superior do couro cabeludo (sendo que isso é visto como parte do processo de envelhecimento) estou parecendo mais velho do que deveria estar nessa fase da vida.

Para os jovens, isso realmente os afeta psicologicamente porque eles sentem que precisam parecer mais jovens para se relacionar com pessoas jovens, e quem sabe encontrar uma parceira para se relacionar. Por esse motivo, o homem jovem não quer que a calvície faça-o parecer ter 10 ou 15 anos mais velho do que realmente é.

Mas esse processo não ocorre apenas nos homens jovens, porque vemos homens mais velhos constantemente dizendo que não estão felizes com o que vem no espelho e que a calvície impacta sua confiança.

Quase 100% dos pacientes que procuram por tratamentos contra queda de cabelo querem melhorar a quantidade de cabelo para aumentar a sua autoconfiança, portanto não é apenas vaidade, mas a realidade é que se trata de autoconfiança.

Não é possível saber o início e fim do processo de calvície

A calvície de padrão masculino é um processo contínuo e acontece em um padrão previsível.

Mas o que não sabemos é onde está o ponto de inicial e o ponto final do processo, e é por isso que o padrão não é tão claro.

Alguns homens podem começar a calvície na frente e progredir para trás, outros podem começar na coroa e depois avançar; ou ainda iniciar em ambas as extremidades e se encontram no meio.

A outra parte é que não sabemos quando termina; alguns homens podem começam a perder o cabelo e terminar com toda a cabeça brilhante, mas para outros talvez seja apenas uma pequena perda na área frontal.

Portanto, um dos principais desafios de analisar o processo de calvície é que não sabemos e não há como prever onde será ponto final.

A única coisa que podemos dizer é que quanto mais cedo alguém apresenta uma calvície significativa, maior a probabilidade de progredir para um caso muito maior.

No entanto, é importante lembrar que a expectativa de vida média atualmente pode chega a 85 anos em muitos países, então mesmo que sua calvície possa parecer ter se estabilizado aos 50, ainda pode continuar progressivamente evoluindo por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *