Neste artigo falaremos sobre as opções de tratamento para homens com queda de cabelo.
Basicamente, existem dois tipos de tratamento: tratamento de estimulação e tratamento de bloqueio.
Sumário
Tratamento de bloqueio
Na terapia de bloqueio a principal solução do mercado – já disponível há mais de 20 anos – é a finasterida. Essa medicação funciona bloqueando a enzima que gera o processo progressivo de calvície. Também existe uma versão mais recente chamada dutasterida.
Tratamento de estimulação
Do outro lado estão os tratamentos por estimuladores, que não são necessariamente drogas, são tratamentos que realmente estimulam o cabelo a ficar mais forte e resistir ao encolhimento por qualquer causa. A principal alternativa de estimulador é o Minoxidil.
Outro estimulador é a terapia a laser de baixo nível, basicamente é uma terapia de luz vermelha que funciona de um jeito diferente do Minoxidil, mas estimula o crescimento do cabelo igualmente.
Também existem a terapia de PRP (plasma rico em plaquetas), e o microagulhamento do couro cabeludo.
O Minoxidil e a terapia de luz são procedimentos não invasivos, enquanto a PRP e o microagulhamento são levemente invasivos.
Esses são os tratamentos mais comuns que as pessoas estão usando hoje em dia sim.
Diferença de tratamentos e combinações de uso
Conforme já descrito em nosso website algumas vezes, no processo de alopecia antigênica a testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, que por sua vez gera a miniaturização dos cabelos através da enzima chamada 5-alfa redutase.
As terapias por bloqueadores atingem a enzima 5-alfa redutase, enquanto as terapias por estimuladores simplesmente estimulam o crescimento do cabelo.
Por trabalharem de formas diferentes, não é possível dizer qual é melhor ou pior. Você pode, inclusive, combinar as duas opções de tratamento. Ou se preferir, utilizar apenas uma delas.