Pessoas adquirem cicatrizes na cabeça ou na região do rosto por diversos motivos, existem alguns tratamentos para essa questão, mas hoje vamos falar sobre o transplante capilar sobre cicatrizes.
O transplante capilar pode ser realizado sobre uma cicatriz com o objetivo de camuflar as marcas aparentes.
Embora o tecido da cicatriz seja diferente do tecido normal, ou seja, a morfologia da superfície da pele e da camada abaixo é ligeiramente diferente, ainda é a sua própria pele e tem suprimento de sangue. Dessa forma, o transplante de tecido pode ser realizado com muito sucesso.
A técnica para realizar o transplante é exatamente a mesma usada no procedimento de cabelo tradicional, é retirado o cabelo (e um pouco de pele) de uma parte do couro cabeludo e transplantado individualmente para o tecido da cicatricial.
Na maioria dos casos os cabelos crescem muito bem e a cicatriz se torna muito menos aparente, ou quase invisível quando o cabelo esta comprido.
Além do transplante na cabeça, esse procedimento também pode ser realizado por pessoas que adquiriram cicatrizes na sobrancelha, na linha da barba, ou mesmo ao realizar lifting facial (que pode produzir uma cicatriz residual atrás da orelha).
A única diferença notável é que geralmente os fios transplantados para a região da cicatriz podem demorar mais tempo para nascer por completo quando comparado ao procedimento realizado em regiões com a pele normal. Na pele virgem os cabelos atingem o ponto final por volta de 10 a 12 meses, enquanto na pele de cicatriz o tempo é de 18 meses.